Dúvidas Frequentes

ESTÉTICA

Como eu posso remover o amarelado de meus dentes?

O primeiro passo seria realizar uma Profilaxia para o Dentista poder analisar corretamente a cor de seu dente. Isto irá ajudar no prognóstico de um futuro clareamento dental, que poderá ser feito no consultório, na sua residência, ou em ambos os locais.


Eu tenho manchas escuras nos meus dentes, o que pode ser feito?

Uma boa limpeza no consultório odontológico é um bom começo. Também podem ser realizadas as diversas técnicas de clareamento dental. Assim como você pode considerar trocar suas antigas restaurações metálicas, por restaurações da cor do dente sejam elas de resina ou porcelana. As facetas de porcelana nos garante um excelente resultado nesses casos.


Minhas restaurações anteriores estão escurecendo. Eu posso clareá-las?

Apenas os dentes são passíveis de clareamento. As vezes um novo polimento pode ajudar, mas se não, já deverá ser a hora de trocar essas restaurações antigas por novas.


Quanto tempo dura um clareamento?

Isso depende de pessoa para pessoa. Muitos fatores como a dieta, e a suscetibilidade de cada indivíduo no tratamento clareador pode alterar o tempo do clareamento.


Existe mais de um jeito de clarear meus dentes?

Sim, existe a opção de se clarear no consultório, em casa durante o dia ou a noite (mas demora em torno de 3 semanas). E a junção desses dois tratamentos nos garante um melhor resultado.


Eu tenho um dente da frente escurecido. Com um clareamento comum caseiro eu consigo clareá-lo?

O clareamento provavelmente não o ajudará neste caso. Neste caso a faceta de porcelana poderia ser a melhor opção.


Eu fumo por muitos anos, posso ter meus dentes mais brancos?

Sim, o clareamento talvez ajude, mas caso não, as facetas de porcelana são uma ótima opção para alguns casos. Entretanto, o cigarro pode diminuir a longevidade do tratamento.


As pastas de dentes especiais para clarear os dentes realmente clareiam os dentes?

A maioria das pastas de dentes removem algumas manchas, mas não são mais efetivas do que o clareamento com gel ou solução que contenha peróxido de carbamida. Mesmo que a pasta contenha agentes clareadores, o tempo de exposição do dente a estes agentes químicos são insignificantes perto dos outros tratamento clareadores.


Eu tenho um “sorriso gengival” tem algo que eu possa fazer?

Sim! Uma excelente escolha seria uma cirurgia plástica gengival. As vezes a ortodontia pode ajudar. Uma consulta com um bom dentista especializado em odontologia estética seria o primeiro passo.


Minha gengiva encolheu, deixando meus dentes maiores, o que pode ser feito?

As vezes enxerto gengival pode ser feito para recobrir a área que a gengiva retraiu. Novas técnicas com pouco desconforto e grandes resultados estão disponíveis. Você poderá precisar de uma restauração, ou outro tratamento restaurador como complemento.


Existe uma linha escura entre meu dente e minha gengiva, o que causa isto?

Normalmente uma margem metálica pode ser de uma coroa ou um escurecimento da raiz. Procurar um dentista para analisar a real causa seria o mais indicado.


Minha gengiva sangra quando eu escovo meus dentes ou passo fio dental. Isso é normal?

Não! Um completo exame juntamente com o uso de raio-x, profilaxia e boas instruções de higienização são um bom começo. Normalmente o sangramento é sintoma de uma inflamação gengival.


Com qual freqüência eu preciso realizar uma profilaxia em meus dentes?

Em cada pessoa é diferente. Duas vezes ao ano é o mais freqüente, porém alguns pacientes necessitam voltar ao dentista a cada 3 ou 4 meses. A cárie e doenças gengivais são causadas por uma colônia de bactérias que necessitam de 8 a 10 semanas para começar a ser destrutiva.


Meus dentes são muito pequenos, posso aumentá-los?

Sim, isto é possível ser realizado com restaurações em resina, facetas de porcelana ou coroas totais.


Meu canino é muito pontudo. Pareço um vampiro.

Um ajuste estético pode ser a solução e só se necessita de uma sessão, que inclusive não causa dor.


Eu bati a boca e meus dentes trincaram e quebraram. O que eu posso fazer?

A transiluminação ou uma fotografia intraoral podem ser usadas para determinar a extensão das fraturas. Suas possibilidades para corrigir estes problemas são: restaurações adesivas, facetas de porcelana ou coroas de porcelana.


Eu tenho grandes restaurações prateadas. Elas podem ser refeitas na cor do dente?

Sim. É possível a troca destas restaurações e podem ser de resina composta, porcelana ou resina inlay/onlay, bem como com coroas de porcelana.


Eu não mostro meus dentes superiores quando eu sorrio. O que pode ser feito?

Ortodontia seria sua primeira escolha – os dentes normalmente poderiam ser tracionados para aparecer mais no sorriso. As outras opções podem ser as restaurações em resina ou facetas de porcelana ou coroas totais, que também podem ser utilizados.

 

PRÓTESES E IMPLANTES

Minha coroa não se assemelha com meus outros dentes, parece “artificial”. O que pode ser feito?

Normalmente nestes casos a troca da coroa seria o mais aconselhável. Procure um dentista que realiza odontologia estética e possui um laboratório protético de excelência.


O que é uma jaqueta? O que é uma coroa?

Jaqueta e coroa são a mesma coisa. Toda a superfície do dente é reduzida e recoberta por porcelana ou outro material escolhido.


Eu perdi um dente. O que pode ser feito?

Você pode realizar uma prótese removível, uma prótese fixa ou um implante.


Quanto tempo dura uma restauração e uma faceta de porcelana?

Normalmente, a restauração dura em média oito anos, e as facetas de porcelana 15 anos.

ORTODONTIA

Eu tenho espaços entre meus dentes, como eu posso fecha-los?

Pode ser feito de diversas maneiras, com o uso de tratamento ortodôntico, restaurações em resina, facetas de porcelana e coroas.


Meus dentes são irregulares, o que pode ser feito?

Pode-se corrigir com facetas de porcelana, ortodontia, restaurações em resina ou coroas.

ENDODONTIA

O que é tratamento de canal?

O tratamento de canal ou endodontia é a remoção do tecido que caracteriza a polpa, chamada popularmente de nervo. Esse tecido, entre outras características, é o que dá sensibilidade ao dente. O tratamento deve ser feito quando as bactérias que provocam a cárie destroem o dente até chegar nesse tecido, provocando dor.


O que é pulpite?

A pulpite é a inflamação da polpa do dente, ela é provocada principalmente pelo avanço da cárie dentária e pode ser muito dolorosa.


A pulpite pode levar a perda do dente?

Normalmente não, porém a infecção da polpa pode chegar ao osso provocando grande destruição, ou mesmo alterações da forma do dente, que podem dificultar o tratamento de tal forma que a extração do dente seja a única alternativa.

PERIODONTIA

O que é gengivite?

Gengivite é uma doença causada por bactérias que afetam a gengiva. A má escovação dos dentes faz com que uma placa com bactérias, resto de alimentos, entre outras coisas, fiquem grudados no dente provocando inflamação na gengiva.


Como prevenir a gengivite?

A prevenção da gengivite se dá basicamente com os mesmos recursos usados para prevenir a cárie. A gengivite é prevenida pelo uso constante de escova dentária, pasta de dentes e fio dental. A forma de escovar é muito importante para que a gengivite não se instale. O uso de colutórios auxilia, mas não elimina a necessidade do uso da escova.


A gengivite pode levar a perda do dente?

Sim, a gengivite sem tratamento progride para a periodontite; isto é, passa a afetar os tecidos que sustentam o dente podendo levar a sua perda.


A gengivite é uma doença séria?

Sim, a gengivite e sua complicação, a periodontite, leva a presença de bactérias no sangue com possíveis conseqüências para o coração. A gengivite pode também ajudar a complicar outras doenças, como diabetes por exemplo.

Existe alguma ligação entre gengivite e problemas cardíacos? Como isso ocorre?

 

Em geral, os dados indicam que a gengivite crônica pode contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos. A gengivite é uma infecção bacteriana que pode ter efeitos à distância da sua boca. Com relação a problemas cardíacos, há uma teoria que diz que a gengivite permite às bactérias entrarem na corrente sangüínea e aderir aos depósitos de gordura existentes nos vasos do coração.
Isto pode causar coágulos e provocar um problema cardíaco.

 

SAÚDE BUCAL

O que eu posso fazer sobre o mau hálito?

Isto pode estar sendo causado pelo seus dentes ou gengiva, mas normalmente é causado por bactérias que colonizam o dorso da língua.

O que é cárie?

Cárie é uma doença causada por bactérias que afetam os dentes. Pode ser transmitida por pessoas e objetos e provocar complicações muito sérias, como, por exemplo, a endocardite, se a infecção chegar na corrente sanguínea.


Como prevenir a cárie?

A cárie é prevenida pelo uso constante de escova dentária, pasta de dentes e fio dental. A forma de escovar é muito importante para que a cárie não se instale. O uso de colutórios auxilia, mas não elimina a necessidade do uso da escova.

A cárie pode cicatrizar?

Sim, se ela estiver na forma de lesão branca, isto é, sem ter se transformado numa cavidade.

O consumo de açúcar em quantidade aumenta realmente a cárie?

Sim, mais importante que a quantidade de açúcar é a freqüência com que se come alimentos com açúcar sem escovar os dentes após o consumo.