Dúvidas Frequentes

PRÓTESES E IMPLANTES

Minha coroa não se assemelha com meus outros dentes, parece “artificial”. O que pode ser feito?

Normalmente nestes casos a troca da coroa seria o mais aconselhável. Procure um dentista que realiza odontologia estética e possui um laboratório protético de excelência.


O que é uma jaqueta? O que é uma coroa?

Jaqueta e coroa são a mesma coisa. Toda a superfície do dente é reduzida e recoberta por porcelana ou outro material escolhido.


Eu perdi um dente. O que pode ser feito?

Você pode realizar uma prótese removível, uma prótese fixa ou um implante.


Quanto tempo dura uma restauração e uma faceta de porcelana?

Normalmente, a restauração dura em média oito anos, e as facetas de porcelana 15 anos.

ORTODONTIA

Eu tenho espaços entre meus dentes, como eu posso fecha-los?

Pode ser feito de diversas maneiras, com o uso de tratamento ortodôntico, restaurações em resina, facetas de porcelana e coroas.


Meus dentes são irregulares, o que pode ser feito?

Pode-se corrigir com facetas de porcelana, ortodontia, restaurações em resina ou coroas.

ENDODONTIA

O que é tratamento de canal?

O tratamento de canal ou endodontia é a remoção do tecido que caracteriza a polpa, chamada popularmente de nervo. Esse tecido, entre outras características, é o que dá sensibilidade ao dente. O tratamento deve ser feito quando as bactérias que provocam a cárie destroem o dente até chegar nesse tecido, provocando dor.


O que é pulpite?

A pulpite é a inflamação da polpa do dente, ela é provocada principalmente pelo avanço da cárie dentária e pode ser muito dolorosa.


A pulpite pode levar a perda do dente?

Normalmente não, porém a infecção da polpa pode chegar ao osso provocando grande destruição, ou mesmo alterações da forma do dente, que podem dificultar o tratamento de tal forma que a extração do dente seja a única alternativa.

PERIODONTIA

O que é gengivite?

Gengivite é uma doença causada por bactérias que afetam a gengiva. A má escovação dos dentes faz com que uma placa com bactérias, resto de alimentos, entre outras coisas, fiquem grudados no dente provocando inflamação na gengiva.


Como prevenir a gengivite?

A prevenção da gengivite se dá basicamente com os mesmos recursos usados para prevenir a cárie. A gengivite é prevenida pelo uso constante de escova dentária, pasta de dentes e fio dental. A forma de escovar é muito importante para que a gengivite não se instale. O uso de colutórios auxilia, mas não elimina a necessidade do uso da escova.


A gengivite pode levar a perda do dente?

Sim, a gengivite sem tratamento progride para a periodontite; isto é, passa a afetar os tecidos que sustentam o dente podendo levar a sua perda.


A gengivite é uma doença séria?

Sim, a gengivite e sua complicação, a periodontite, leva a presença de bactérias no sangue com possíveis conseqüências para o coração. A gengivite pode também ajudar a complicar outras doenças, como diabetes por exemplo.

Existe alguma ligação entre gengivite e problemas cardíacos? Como isso ocorre?

 

Em geral, os dados indicam que a gengivite crônica pode contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos. A gengivite é uma infecção bacteriana que pode ter efeitos à distância da sua boca. Com relação a problemas cardíacos, há uma teoria que diz que a gengivite permite às bactérias entrarem na corrente sangüínea e aderir aos depósitos de gordura existentes nos vasos do coração.
Isto pode causar coágulos e provocar um problema cardíaco.

 

SAÚDE BUCAL

O que eu posso fazer sobre o mau hálito?

Isto pode estar sendo causado pelo seus dentes ou gengiva, mas normalmente é causado por bactérias que colonizam o dorso da língua.

O que é cárie?

Cárie é uma doença causada por bactérias que afetam os dentes. Pode ser transmitida por pessoas e objetos e provocar complicações muito sérias, como, por exemplo, a endocardite, se a infecção chegar na corrente sanguínea.


Como prevenir a cárie?

A cárie é prevenida pelo uso constante de escova dentária, pasta de dentes e fio dental. A forma de escovar é muito importante para que a cárie não se instale. O uso de colutórios auxilia, mas não elimina a necessidade do uso da escova.

A cárie pode cicatrizar?

Sim, se ela estiver na forma de lesão branca, isto é, sem ter se transformado numa cavidade.

O consumo de açúcar em quantidade aumenta realmente a cárie?

Sim, mais importante que a quantidade de açúcar é a freqüência com que se come alimentos com açúcar sem escovar os dentes após o consumo.